As formas de comunicar sofreram nos últimos tempos muitas alterações. Ao fenómeno dos directos em rádio e mais recentemente na televisão, as editoras começam a responder com o lançamento "em directo" de publicações.
As empresas para satisfazer as necessidades decorrentes do mercado, produzem "just in time", também as editoras perceberam que este pode ser o caminho para melhorarem as vendas dos seus livros.
Destaco a ALÊTHEIA – Editores, superiormente conduzida por Zita Seabra, no lançamento do Diário das Presidenciais de José Pacheco Pereira, onde o desafio é enorme ou seja "pôr à prova o que se diz em tempo quase real". O diário inicia-se em Julho de 2005 e termina em 22 Janeiro de 2006.
Outra obra que merece ser destacada é Perto dos Portugueses de Rui Ochôa e Luís Filipe Catarino, um livro que mostra com grande qualidade o trabalho de dois conceituados fotógrafos que acompanharam a campanha presidencial do Prof. Cavaco Silva. Os livros são cada vez mais importantes numa sociedade e no mundo globalizado, logo é importante também a inovação neste domínio.