O comité executivo da FIFA aprovou ontem alterações aos seus estatutos e regulamentos de disciplina e doping para estarem em concordância com código da Agência Mundial Antidopagem.
É um passo muito importante para a implementação do código. Depois dos países é agora a vez das instituições que regulam as modalidades alterarem os seus procedimentos. Espero que também a NBA possa adaptar as suas regras para poder implementar o código Mundial.
Não se falou só de doping na reunião.
Segundo informação recolhida a situação de Portugal também foi discutida pelo comité executivo, nomeadamente a garantia dada pelo governo na alteração legislativa satisfazendo a FIFA, garantindo o controlo total do futebol à Federação Portuguesa de Futebol, sobretudo no que respeita à arbitragem, à disciplina e à justiça.
Sem informação oficial, os portugueses continuam sem conhecer as regras. Após a deslocação do presidente da Federação acompanhado do senhor secretário Estado à FIFA como aqui fiz referência ainda nada foi tornado público nem deu entrada na Assembleia da República.
A informação ou contra-informação vai sendo dada por fontes e a conta gotas. Este assunto merecia outro tratamento, ou estão à espera do Mundial para aprovar as alterações só para os mais atentos.
Aguardemos com tranquilidade, porque o "povo" é sereno.