Élio Maia garante que a Pista de Remo do Rio Novo do Príncipe vai avançar. Conheço o assunto e espero que o bom senso se imponha rapidamente.
O comportamento nesta matéria de Élio Maia e de Alberto Souto é o de concretizar o sonho de muitas gerações de aveirenses. Para este sonho se transformar em realidade a "partidarite" vai ter que ser relegada para um plano secundário. Uma obra com esta dimensão ultrapassa em muito a questão desportiva.
A construção de infraestruturas desportivas em muitas situações cria novas centralidades. Este projecto é bem representativo quer da nova centralidade, mas também ultrapassa igualmente a questão desportiva. A Pista de Remo do Rio Novo do Príncipe em Cacia tem uma componente agrícola relevante bem como um processo de requalificação ambiental muito forte.
O anterior Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Alberto Souto, procurou encontrar parceiros privados para este projecto, mais concretamente a Portucel. Élio Maia vai igualmente trabalhar nas parcerias público-privadas. O financiamento do estado deve e pode ser assegurado através de fundos estruturais.
Para isso basta vontade dos "governos".
Importa referir a multifuncionalidade desta Pista
O novo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional (2007-2013) vai ter um novo modelo de funcionamento. Dos três programas operacionais temáticos, em dois pode ser garantido o financiamento: um pelo programa de valorização do território e outro através do programa factores de competitividade. Não podemos esquecer que se vão manter os programas operacionais regionais. Este é certamente um projecto estruturante para a região centro.
Como é bem claro o problema não serão seguramente as fontes de financiamento. Acresce a tudo isto que o Ministro da Presidência que tutela o Desporto, recentemente anunciou que os fundos comunitários irão manter uma verba destinada a projectos desportivos. Não podemos esquecer a nossa proximidade a Espanha (o Interreg pode ser outra opção), nem deixar de ouvir as Federações de Remo e Canoagem.
Acredito que o sonho se vai transforamar em realidade.
Aveiro merece.
4 Linhas
Deixe um comentário:
Em destaque
Relacionadas
- Herminio Loureiro