VALORIZAR O DESPORTO

4 de Outubro de 2010

Os portugueses têm uma paixão enorme pelas questões desportivas. Apesar disso, desportivamente falando, ainda temos um longo caminho a percorrer. Precisamos de aumentar de forma significativa o número de praticantes desportivos, em especial entre as mulheres e jovens. A utilização das novas tecnologias não pode ser impeditiva de prática desportiva. Há tempo para as duas coisas, assim tenhamos vontade.

Paralelamente existe uma outra questão extraordinariamente relevante que se prende com os excessos clubísticos. Temos em Portugal uma excessiva cultura clubística em detrimento de uma cultura desportiva. Precisamos rapidamente de melhorar a nossa cultura desportiva e para isso muitas modalidades estão a fazer um excelente trabalho. Ainda este fim-de-semana o Judo através de Telma Monteiro conquistou a Medalha de Prata nos mundiais a decorrer no Japão e a dupla Fraga-Mendes garantiram também a prata nos campeonatos da Europa em Remo realizados em Montemor-o-Velho.

Em Hóquei em Patins voltámos a não ganhar à Espanha mesmo com o empenho, a garra, a determinação e o esforço do centenário Reinaldo Ventura.

Precisamos de continuadamente valorizar o desporto em Portugal. O Futebol, como modalidade mais praticada tem responsabilidades acrescidas.

Somos o país do Eusébio, do Luís Figo, do Cristiano Ronaldo, do José Mourinho e do Jorge Mendes, verdadeiros embaixadores da nação, todos eles entre muitos outros ligados ao Futebol.

O Futebol tem projectado Portugal. É isso que todos desejamos, mas para isso devemos ter memória, devemos acima de tudo estar concentrados no essencial e deixar de valorizar as questões acessórias.

No próximo domingo vai jogar-se o Benfica-Sporting.

Espera-se um jogo onde as questões éticas prevaleçam. Uma festa, dentro e fora das quatro linhas e que os protagonistas sejam os jogadores e treinadores.

Pontapé-de-saída, A Bola, 14/09/2010

4 Linhas

Partilhe:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário