SÓ TEMOS A GANHAR

16 de Novembro de 2010

Amanhã joga-se no Estádio da Luz mais um Portugal-Espanha. Um jogo especial e com algumas coincidências. Os dois países da península Ibérica atravessam uma crise económica e financeira sem precedentes.

Lado a lado Portugal e Espanha, governados pelos socialistas Sócrates e Zapatero, vão tentando acalmar os mercados. A Espanha com uma taxa de desemprego superior a 20% e a economia estagnada pode causar enormes problemas na zona euro.

Para além da crise económica estamos juntos, fortes e coesos na candidatura à organização do Mundial de Futebol de 2018 e 2022.

Não podemos ter uma proximidade geográfica e um distanciamento estratégico, logo temos a ganhar com esta aproximação a Espanha. Ganhamos desportivamente e ganha também o turismo. Aquele velho ditado “que de Espanha nem vem bom vento nem bom casamento” deve ser relegado para um plano secundário.

Hoje José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa, Ricardo Carvalho, entre outros são referências sem qualquer problema no competitivo futebol espanhol.

Problemas esses sim surgiram pela inclusão de portagens nas SCUT da zona norte que estão a afastar os espanhóis da Galiza que tanto gostam de visitar o Porto e Norte de Portugal. Espero que sejam rapidamente ultrapassados.

No Mundial de 2010 jogámos com a Espanha os oitavos de final… e perdemos.

Os campeões do mundo vão encontrar uma selecção portuguesa renovada, com um novo treinador, com mais alegria, mais tranquilidade e menos pressão. Por outro lado Paulo Bento vai encontrar Vicente Del Bosque e uma selecção de Espanha muito estável.

Estabilidade é o que desejamos também à nossa Federação/Selecção extensiva naturalmente ao relacionamento entre Portugal e Espanha aumentando as nossas exportações.

Só temos a ganhar. Aproveitemos bem esta oportunidade!

Pontapé-de-saída, A Bola, 16/11/2010

4 Linhas

Partilhe:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário