OPORTUNIDADE

16 de Novembro de 2010

Organizar um Mundial de Futebol no espaço da península Ibérica é uma óptima ideia.
Não sendo uma prioridade é na minha opinião uma oportunidade.
Ninguém duvida da experiência e capacidade organizativa de Portugal nem da força de Espanha no contexto do Futebol Mundial.
É assim, em parceria, que vai ganhando força a candidatura ibérica. Lado a lado, cada um assumindo as suas responsabilidades, vai esta candidatura ganhando força e respeito.
Respeito por Portugal e pela Espanha. É assim que entendo a abertura de um inquérito pela FIFA para esclarecer os procedimentos bem como os rumores vindos de Inglaterra sobre os bastidores das candidaturas.
Nunca em nenhuma circunstância devemos pactuar com a batota. Acredito que a candidatura ibérica é uma candidatura limpa.
Temos uma Inglaterra bastante nervosa espalhando nuvens negras pelas outras candidaturas.
Não basta levantar poeira, precisam os ingleses de provar os boatos que estratégica e cientificamente vão criando e colocando no “mercado”.
Uma coisa é certa, a candidatura ibérica está a incomodar, as potencialidades desta parceria entre Portugal e Espanha vai ainda dar muito que falar.
Defendo que tendo em conta a proximidade geográfica não devemos ter distanciamento estratégico. A proximidade deve ser potenciada a todos os níveis.
É desejável que Portugal aumente as exportações para Espanha e que se olhe com mais atenção para o mercado ibérico.
A Espanha não é uma ameaça. É, na minha opinião, uma oportunidade que precisa ser melhor explorada pelas nossas empresas e mais dinamizada num sector importante como é o turismo.
A organização de um Mundial é uma excelente oportunidade para aproximar os dois países e também para que o Desporto e o Turismo trabalhem em conjunto.
Não sendo uma prioridade é uma oportunidade que não devemos desperdiçar.

Pontapé-de-saída, A Bola, 01/11/2010

4 Linhas

Partilhe:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário