Recomendo vivamente a leitura da entrevista que o senhor Procurador Pinto Monteiro dá hoje ao Diário Económico. Merece ser lida atentamente. Na sua entrevista à RTP(Judite de Sousa) já tinha falado sem receio das palavras sobre a "figura" do arguido.
Hoje ainda é mais claro.
"A burocracia facilita a corrupção" e a corrupção está em todas as áreas, é assim que se inicia a entrevista conduzida por Francisco Teixeira e Filipa Ambrósio de Sousa.
Mas vai mais longe "…Passará a exigir-se que, para que alguém seja consttituído arguido, existam fundadas suspeitas", e ainda diz "…o país está cheio de arguidos inocentes ao lado de culpados…".
O conceito vai ser alterado diz o PGR. Notável e merece ser enaltecida esta postura.
Imagino a cara de alguns que ainda ontem falavam de arguidos como se estivessem a falar de culpados, pois a esse respeito o PGR também diz "… A intenção do legislador ao conceitualizar a figura do arguido com os contornos que tem na nossa lei, foi a de criar mecanismos de defesa do cidadão. A ideia não resultou. "
O senhor PGR não podia ser mais claro quando se manifesta ainda contra eventuais "aproveitamentos políticos" de processos pendentes.
Obrigado senhor Procurador pelo esclarecimento.
4 Linhas
Deixe um comentário:
Em destaque
Relacionadas
- Herminio Loureiro