MEMÓRIA CURTA…

4 de Outubro de 2010

É costume dizer-se que os Portugueses têm memória curta. É bem verdade, gostamos de dar opinião sobre o que se passou nos últimos dez dias e desvalorizar os últimos dez anos. Conheço Gilberto Madail há muitos anos e trabalhei com ele em diversas funções.

 Como Governador Civil de Aveiro foi sempre um homem preocupado com as questões sociais, culturais e desportivas, procurando sempre valorizar a coesão territorial do distrito de Aveiro. Estive também na Assembleia da República sentado ao seu lado. Lá discutimos questões políticas e desportivas, distritais e nacionais. Em Lisboa conversámos muito sobre futebol na companhia do saudoso Deputado Manuel Oliveira (tinha sido adjunto de Madail no Governo Civil) e aí podemos assistir ao abandono do Parlamento de Gilberto Madail para se dedicar a tempo inteiro à FPF. Não foi uma decisão fácil.

Quando desempenhei funções no Governo de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes mantive sempre uma relação de trabalho e respeito, preservando a autonomia do movimento associativo, onde se destaca todo o trabalho directa e indirectamente relacionado com a organização do Euro 2004. Passados alguns anos voltei a cruzar-me com Gilberto Madail. As relações entre a Liga e a FPF nunca foram tão normais. Mantivemos sempre o princípio da cooperação estratégica. Nem sempre estivemos de acordo, mas nas questões essenciais lá estávamos do mesmo lado, pois juntos éramos mais fortes e mais respeitados. Reconheço que esta boa relação deixava incomodada alguma nomenclatura da FPF, que considero uma instituição muito pesada e envelhecida. Como podem constatar, conheço bem Gilberto Madail e com ele já partilhei muitas alegrias e tristezas, desilusões, anseios, preocupações e sonhos, logo fico incomodado e triste com algumas coisas que nos últimos dias tem sido ditas sobre Gilberto Madail. São injustas e demonstram memória curta. Igualmente merece ser destacado o seu prestígio internacional na UEFA e FIFA, pena é que tenha sido fragilizada a sua posição institucional durante a recente visita da FIFA relativa à Candidatura Ibérica ao Mundial 2018/2022.

Este ”Pontapé de Saída” é um contributo para avivar a memória de alguns.

 É a vida…

Pontapé-de-saída, A Bola, 13/09/2010

4 Linhas

Partilhe:

Deixe um comentário:

Deixe um comentário