Estive ontem a convite do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias, em Sangalhos, concelho de Anadia, no Centro de Alto Rendimento/Velódromo Nacional para assinar contratos de financiamento tendo em vista a construção de infra-estruturas desportivas financiadas pelo QREN através do POVT.
Dos 70 projectos apresentados, 18 obtiveram financiamento comunitário, após uma criteriosa análise pelo POVT.
Importa aqui destacar o empreendorismo vindo do poder local. O montante financeiro disponível no QREN para a construção de infra-estruturas desportivas programado até 2013 está já perto do limite. Se compararmos com qualquer outro eixo comunitário, o desporto supera de forma extraordinária os objectivos previamente definidos. Tal só é possível com uma boa articulação entre o poder central e poder local.
Desde já importa planear a transferência de verbas de outros eixos comunitários com taxas de execução pouco acima dos 0%. Devemos ter uma especial atenção com quem quer fazer, quer crescer e quer ao mesmo tempo contribuir para a modernização desportiva do país. Devem as instalações desportivas ser pensadas com critérios de exigência, qualidade e racionalidade mas que ao mesmo tempo contribuam decisivamente para termos em Portugal mais gente a praticar desporto.
Espero que a burocracia instalada na gestão centralizadora do QREN não seja impeditiva para que o eixo destinado ao desporto possa ser dotado de mais verbas.
Em Anadia foi construído um Velódromo Nacional, infra-estrutura há muito desejada e que veio criar ao Ciclismo português acrescidas responsabilidades. Ao mesmo tempo o Judo, os Trampolins , a Ginástica e a Esgrima têm espaços próprios para apostarem de forma decisiva no alto rendimento. Estão reunidas as condições para termos uma preparação olímpica sem falhas.
Pontapé-de-saída, A Bola, 12/10/2010