O primeiro Governo de maioria absoluta do Partido Socialista tomou posse no dia 12 Março de 2005. Pois é, passou um ano. Hoje os jornais diários fazem exaustivos balanços sobre a actividade governativa. Os altos e baixos, as promessas cumpridas e as muitas que estão por cumprir. Medidas erradas, medidas positivas, os casos e os lapsos ministeriais bem como o futuro próximo, que segundo o primeiro-ministro será ainda mais difícil, pois o próprio anunciou que o pior ainda estava para vir.
Há um sector do Governo que não vi, não li e não ouvi fazer o balanço da actividade governativa. O sector em questão é o Desporto. Sintomática esta ausência de balanço governativo. Não vou fazer comentários, mas aguardo com expectativa as medidas que sistematicamente e repetidamente estão a ser anunciadas. Ao fim de um ano, repito um ano, apesar das promessas constantes não há uma medida legislativa apresentada. 25% do tempo disponível já passou.
Foi anunciada com pompa e circunstância que após 365 dias de ponderação, iria dar entrada na Assembleia da República até ao final do mês de Março uma nova Lei de Bases do Desporto ou, se voltar para trás, será Lei de Bases do Sistema Desportivo. Já agora lembro que faltam apenas 19 dias e segundo sei nem o Comité Olimpíco de Portugal nem a alinhada Confederação do Desporto de Portugal ainda se pronunciaram sobre o novo texto, muito menos o Conselho Superior Desporto. Para quem esperou 365 dias, 19 dias é já amanhã. Aguardemos pois.