Carlos Móia é um dos principais dirigentes desportivos do nosso país. Organiza a Meia Maratona de Lisboa de forma exemplar, sendo uma das provas mais participadas a nivel internacional. Poucos devem saber que o homem que lançou em Portugal o atravessamento das pontes sobre o Tejo- primeiro a ponte 25 de Abril e depois a Vasco da Gama, tem as suas origens em Oliveira de Azeméis.
O seu pai Carlos Nunes da Silva foi presidente da Câmara Municipal de Ovar sendo também o responsável pela paixão de Carlos Móia pelo desporto.
A criação de canários é por muitos desconhecida, mas Carlos Móia é um dos mais medalhados criadores internacionais.
A fundação do Maratona foi um desafio enorme. Uma aposta ganha.
Só com muita persistência foi possível vencer as dúvidas sobre a segurança da ponte. Carlos Móia convenceu o Eng. Ferreira do Amaral então Ministro das Obras Públicas. Foi o primeiro a ser convencido.
Conheci pessoalmente Carlos Móia quando ele era dirigente das modalidades do Benfica e rapidamente ganhei um enorme respeito. Pelo trabalho, dedicação, profissionalismo e saber. Mais tarde voltei a encontrar Carlos Móia, é uma personalidade incontornável do desporto.
Uma curiosidade muito pouco conhecida foi a passagem pelo Hóquei Patins da Oliveirense. Tentou ser jogador no expoente da sua juventude. Quem sabe se perdemos um grande atleta da Oliveirense, mas ganhámos com toda a certeza um dos melhores dirigentes desportivos de Portugal.
Espero que continue a surpreender.