Autor

Categorias

Últimas Linhas

Arquivo

Janeiro 2011
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

MAIS RESPONSABILIDADE…

Enquanto poucos resistem à mudança e insistem nos bloqueios conservadores outros há que vão dando sinais extraordinariamente interessantes de modernidade.

Os ventos de mudança sopram da Comissão europeia presidida pelo português e apaixonado de futebol Durão Barroso.

O Tratado de Lisboa traz novas responsabilidades para o Desporto que vê reconhecido o seu papel como factor de desenvolvimento económico e social.

Reconhece ainda o papel do desporto na inclusão social e criação de emprego nos diversos países da União Europeia.

A Comissão Europeia vai debruçar-se ainda sobre as transmissões televisivas das diferentes modalidades procurando harmonizar procedimentos bem como a criação de mecanismo de solidariedade redistributiva entre modalidades e competições.

Outro assunto a precisar de um empurrão comunitário são as apostas desportivas. Hoje, tal como estão, provocam uma injustiça entre clubes que participam nas diferentes competições internacionais, existindo países onde se evolui favoravelmente e outros onde os monopólios se vão mantendo relegando para as calendas a arrecadação de mais e diferentes receitas fiscais para o estado e para os clubes.

A formação desportiva, o combate à violência, o respeito, a luta contra a corrupção merecem também uma perspectiva supra nacional, bem como a transparência desejada nas transferências dos jogadores.

O desporto é um factor de união entre povos e culturas, aproximando os desavindos, procurando proporcionar momentos de paz e afastar a desinteressante guerrilha que alguns teimam em implementar.

Compete ao desporto estar à altura deste significativo sinal dado pela Comissão Europeia.

Este é o espírito reformista que o desporto pode protagonizar e nunca o seu contrário criando muitas vezes divergências artificiais só para satisfazer caprichos e birras pessoais.

Pontapé-de-Saída, A Bola, 24/01/2011

24 de Janeiro de 2011 pelas 17:30

Arquivado em: Política

Deixe o seu comentário

Obrigatório

Obrigatório

Código HTML permitido:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>