Autor

Categorias

Últimas Linhas

Arquivo

Outubro 2010
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

CAMÕES CUP

O Futebol tem projectado a imagem de Portugal no mundo. Nem sempre cá dentro temos a noção do impacto que o Futebol tem.

O sucesso desportivo do F. C. Porto nas competições internacionais, a memória do Eusébio, o prestígio de Mourinho, Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Rui Costa, Pauleta, Fernando Couto, Vitor Baía entre muitos outros, bem como o Euro 2004, a nossa selecção, o trabalho de Jorge Mendes, a Academia do Sporting são alguns exemplos positivos que aumentam o nosso prestígio.

Quando andamos mundo fora e nos questionam qual é o nosso país e respondemos Portugal, inevitavelmente do lado de lá vem o nome de um jogador de futebol ou de um clube portugês.

Temos uma tendência para não valorizar mas não devemos esquecer que o português para além de Portugal é a língua oficial de oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Timor Leste, Guiné Equatorial e ainda podemos acrescentar Macau e a antiga Índia Portuguesa – Goa, Damão e Diu – onde também se fala português.

Hoje somos mais 260 milhões que falamos português. No mundo somos a quinta língua e a sétima maior diáspora com mais de 10 milhões de luso-descendentes espalhados pelos quatro cantos: EUA, França, África do Sul, Canadá, Venezuela, Reino Unido, Suiça, Alemanha, Angola, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Andorra, Holanda, Suécia, Itália, Marrocos, Brasil, Moçambique, entre outros.

A língua portuguesa, lusofonia, merecia uma competição de futebol no âmbito da cooperação e da diplomacia. Aqui fica a ideia de uma Camões Cup. Os adeptos certamente agradecem.

A cooperação entre países de língua portuguesa feita através do desporto em geral e do Futebol em particular serve para a aproximação das suas gentes, culturas e tradições.

O Futebol pode aqui contribuir uma vez mais para unir e consolidar multiplas gerações. Saibamos nós aproveitar o melhor do Futebol.

Pontapé-de-saída, A Bola, 04/10/2010

04 de Outubro de 2010 pelas 10:56

Arquivado em: Política

1 comentário Adicionar agora

  • 1. Manuel da Costa  |  15 de Outubro de 2010 pelas 11:39

    Quando outrora fomos de barco, poderiamos metaforizar o feito e organizar essa taça numa das nossas ilhas, à imagem de uma viagem dentro das 4 linhas!!

Deixe o seu comentário

Obrigatório

Obrigatório

Código HTML permitido:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>