POSSE NA LIGA
Nunca neste espaço vos falei da minha candidatura à Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Muitos dos visitantes me desafiaram para o fazer.
Evitei até hoje.
Vou aqui deixar a intervenção que proferi na cerimónia de posse.
Uns vão gostar, outros nem tanto.
É a vida!
02 de Outubro de 2006 pelas 19:25
Arquivado em: Política

49 comentários Adicionar agora
1. Emanuel Rodrigues | 02 de Outubro de 2006 pelas 23:44
Este discurso merecia ser publicado na íntegra. Um discurso cativante, fluído, nada maçador. Parabéns Hermínio!
Demorou a falar, mas quando falou disse tudo. Sem medos. Gostei muito daquilo que li e que vi. Um discurso brilhante para uma forma de estar notável.
Para quem pensava que Hermínio Loureiro ia viver agarrado ao passado teve hoje a prova que estava enganado. Hermínio marcou a diferença e deu alguns recados. Basta ver a imediata reacção do outro Loureiro - o Valentim.
Ironicamente disse, a certa altura, pensar que Hermínio Loureiro iria contractar um oftalmologista. Eu digo que não é preciso! Basta ser correcto e não entrar em jogos.
Será que o Dr. Valentim Loureiro entedeu quando o novo presidente da Liga de Clubes disse que os “protagonistas são os jogadores e não os dirigentes”. Aqui se percebe que o mandato de Hermínio vai ser completamento diferente do de Valentim.
Esta segunda-feira, dia 2 de Outubro é mesmo um dia marcante e cheio de simbolismos. Além da posse de Hermínio Loureiro é também o meu primeiro dia como profissional na área para a qual estudei.
Espero que este seja um bom simbolismo. Sei que Hermínio Loureiro vai ser bom profissional e revolucionar o futebol português. A minha única vontade é conseguir seguir as suas pisadas pois considero Hermínio Loureiro um exemplo a seguir.
Tenho dito. Hermínio Loureiro, mais uma vez parabéns e força - muita força - nesta longa caminhada.
2. António Tavares | 03 de Outubro de 2006 pelas 02:22
Muito bom discurso.
Pelo que ouvi, parece que finalmente vamos ter uma presidência da Liga de Clubes sem estar refém de ninguém nem de qualquer “Apito Dourado”.
Na sequência do que ouvi atrevo-me a enviar-lhe para o seu e-mail um documento que julgo o ajudará na implementação de uma das medidas que enunciou no seu discurso.
Parabéns pelo discurso e bom trabalho.
3. Silvia Cordeiro | 03 de Outubro de 2006 pelas 09:11
A Hermínio Loureiro desejo um mandato cheio de êxitos.
4. Ribeiro Cristovão | 03 de Outubro de 2006 pelas 12:52
Espero e desejo que tenha valido a pena tanto esforço na perseguição a este objectivo.
É que a água só passa uma vez sob a mesma ponte.
Um abraço. E felicidades (muitas).
Rc
5. Ribeiro Cristovão | 03 de Outubro de 2006 pelas 12:54
Espero e desejo que tenha valido a pena tanto esforço na perseguição deste objectivo.
É que a água só passa uma vez debaixo da mesma ponte.
Um abraço. E felicidades (muitas)
Rc
6. Ricardo | 03 de Outubro de 2006 pelas 13:11
Será que terá coragem para pôr as coisas nos seus verdadeiros sítios?
Como pode coexistir com anteriores membros da direcção da liga,que ficaram tão mal na fotografia?
Como vai dar ouvidos às escutas telefónicas ao seu teor e implicações em resultados desportivos anteriores?
Será que os clubes protagonistas vão sofrer sanções?
A limpeza no futebol Nacional será total ou será apenas passar uma esponja por cima?
Muitas dúvidas e expectactivas a pairar sobre um discurso muito positivo e que deixa muitas esperanças.
Será que a prática desse discurso vai ser implementada?
Vamos estar atentos….
7. rui | 03 de Outubro de 2006 pelas 14:12
A minha questão prende-se com o facto do dr. Herminio ter assumido a liderança da liga sem ter abdicado dos cargos politicos, nomeadamente o de Deputado na Assembleia da Republica. Isto suscita as seguintes questões:
1. A sede da liga situa-se no Porto e a Assembleia da Republica em Lisboa.
2. O trabalho de Deputado que é muito bem pago pelos contribuintes deve ser exigente, assim como o trabalho da LIGA a que o dr Herminio se propoe fazer.
3. A promiscuidade, falta de transparencia e de isenção que ocorre desta acumulação.
Qual será o resultado?
Um bom presidente da liga e um Mau deputado?
Um Mediano Presidente da Liga e um Mediano Deputado?
Um Bom deputado (que é) e um Mau presidente da LIga?
Bem, a bem de todos acho que deveria ter decidido e esclarecido esta situação.
8. Fernando | 03 de Outubro de 2006 pelas 15:59
Se as coisas continuarem como estão, se ninguém tiver a coragem de LIMPAR definitivamente este futebol, por muito sonantes que sejam os nomes dos que o conspurcam, qualquer dia, os jogadores estarão a jogar sem espectadores.
Veja-se que estádios que até à pouco tempo conseguiam encher, já o não fazem.Bem sei que a crise económica também contribui para isso, mas não enterrem a cabeça na areia.A maioria das pessoas já não quer pagar esta batota.
E como esta gente continua a apregorar alto e bom som que é intocável aos adeptos só lhes resta uma coisa.Irem para os centros comerciais ver montras.
9. carlos neves | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:05
Exmº Senhor
Espero que desta vez o presidente da liga de clubes seja serio, honesto e que sobretudo não se veja envolvido em casos de policia.
pois se no seu blog julgava os outros agora vai ser o dr. herminio que vai ser julgado pelas suas acções como presidente.
sou benfiquista mas não comungo da posição do presidente do meu clube, ppois quero acreditar que o Dr. é serio e vai trazer o futebol português para a ribalta , mas pelos boms motivos.
desejo-lhe muita coragem e força para lutar contra o tumor que esta intalado na liga e com ramificações por todos os seus orgãos .
abraço
10. Mark | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:07
Sou estrangeiro, mas atento. O discurso de facto foi forte, mas nada significa se o Major continua a dar as cartas no seio da Liga. Como pode o Herminio Loureiro actuar se os poderes que tantos anos fizeram pouco do desporto, continuam iguais. A face mudou, mas nada mudou! O Herminio Lourerio tem um país inteiro (com excepção de algumas cidadezinhas) a suporta-lo para fazer da liga uma coisa credível, já que o futebol merece isso. Expulsar o Major é já! Senão, antes do Herminio se aperceber anda a nadar em direcções que ja não controla e sem poder para mudar de rumo. Sera mais um “palhaço” num trono!!!!
11. Luis Carrondo | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:13
Ouvi e gostei da teoria. Espero sinceramente que toda a teoria seja passada à prática e haja bom futebol em Portugal. Gostei da ideia da Taça da Liga! FELICIDADES!
12. Hugo Lobato | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:32
Gostei do que li, espero bem gostar do que está para vir. Antes de mais sou contra a acumulação de cargos pois acho que em nada dignificam a isenção, assim e logo à partida já discordo da eleição do Sr Valentim Loureiro. Espero que este discurso também acabe com o reinado (que mais parece ditadura) de algumas pessoas como aquela que atrás referi. Concordo que estamos perante uma indústria poderosa, assim espero que funcione para bem do futebol português. Que tal irmos aprender com casos de sucesso como o futebol Inglês e já agora extrair informação útil sobre o que se passou em Itália para não cometermos os mesmos erros… fica o conselho.
Boa Sorte e bom trabalho
Hugo Lobato
13. Abilio Batista | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:45
Parabens, só espero que esteja atento como diz e que a nova C.D. seja mais isenta e não tome partido em casos que venham a surgir, como foi o que aconteceu com o caso Mateus, em que o Dr. Pedro Mourão e companhia tomaram a favor do Belenenses. Se era um assunto administrativo, arquivavam o processo, se era estritamente desportivo, julgavam de imediato e não estavam à espera que fosse o Belenenses a descer de divisão para decidirem o caso.
14. tó | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:50
Não compreendo a sua atitude em relação ao apito dourado, por um lado diz que é uma vergonha para a justiça, mas também nada faz para tentar esclarecer o caso, já que todos sabemos que os principais protagonistas são o valentim, o pinto da costa e o pinto de sousa, respectivamente presidente da assembleia geral da LIGA, presidente de um associado da LIGA e o responsável máximo pela arbitragem.
Se todos sabemos disto, independentemente do que a justiça fizer (parece que nada, porque já foi tudo arquivado), porque não toma uma posição em relação a isso?
Outra que me faz um pouco de confusão é a de criar 2 competições novas. Quando por toda a Europa se estudam maneira de acabar com a sobrecarga de jogos, e em Portugal se passa de 18 para 16 equipas, propõe aumentar ainda mais o número de jogos por época…não compreendo.
Só me resta desejar felicidades para o seu mandato e que realmente a suspeição acabe no futebol (acho que enquanto lá estiverem certas pessoas nunca acabará)
15. Alberto Roque Ferreira Rodrigues | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:52
Caro amigo,
Felicidades, é o que lhe desejo nesta árdua missão.
Admiro e congratulo-o pela coragem do discurso.
Concordo em absoluto com os objectivos propostos para o mandato, excepção para o que se refere à arbitragem. Continuo a pensar que a arbitragem não pode ser uma preocupação da liga. A arbitragem foi e será um factor de clivagem. O objectivo primordial a atingir seria que este sector transitasse, tão rápido quanto possível, para a FPF.
Um abraço,
A Roque
16. Skinner | 03 de Outubro de 2006 pelas 16:54
Uma personalidade que sempre admirei… Espero agora que traga algo de novo ao futebol nacional que está cada vez mais mal visto no estrangeiro! Medidas são necessárias e penso que é a altura e a pessoa ideal para as tomar!
Votos de Boa Sorte!
17. Nuno Matos | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:03
Foi um bom discurso, também gostei. Nota-se que o sr. Hermínio tem garra e determinação! Resta saber se passa das palavras à acção! Normalmente esse desafio é o mais difícil.
Desejo lhe um bom mandato. Mas digo mais. Se tiver um mau mandato, pior o futebol português não fica visto que já bateu mesmo no fundo! Sao escandalos atras de escandalos.. enfim..Boa Sorte.
18. Augusto Bastos | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:11
Espero que continue o excelente trabalho desenvolvido pelo Major Valentim Loureiro. O Major como nunca ligou a pressões acabou por ganhar inimigos de todos os lados. Não agrada nem a Benfiquistas, nem Sportinguistas nem Portistas…porquê? Porque não se rebaixou a nenhum deles. Isto sim, é isenção. E com o espírito de constante luta conseguiu: equilibrar as contas da Liga, organizar o futebol português de forma a que grandes jogadores tenham surgido e levado a nossa selecção ao mais alto de todos os tempos, abrir as portas para a futura profissionalização e evolução dos árbitros em Portugal (na última jornada europeia tivemos 16!!! árbitros e assistentes em competição - é obra!!). Parabéns Major e força Hermínio…que sejas tão grande como o Loureiro teu antecessor.
19. Pedro Martins | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:13
Vai ser precisa muita força para lutar contra as forças instituídas.
A credibilidade e a capacidade de liderança conquistam-se pelos feitos e pelo exemplo que se dá.
Para primeiro discurso não está mal, espero que o que foi dito e escrito seja feito. Como está, a Indústria do Futebol não irá aguentar-se. É preciso uma ruptura com o passado, é preciso mudança, quebrar tabus e ideias feitas, ousar olhar para o futuro sem as amarras do passado.
Será você esse agente de mudança??? Como adepto do futebol, espero bem que sim… Tem o benefício da dúvida mas o tempo urge!
20. Agostinho Duarte | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:24
Saudações amigas
O futebol continua a movimentar paixões, mas a sua credibilidade anda pelas ruas da amargura.
Sou portista assumido e, a avaliar pelas crónicas dos mais avalizados comentadores, a culpa é só do FC Porto e do seu presidente Pinto da Costa. Esquecem-se dos êxitos internacionais.
Como dizem os nossos irmãos do Brasil “Cadê os outros?”. è que, como diria a minha avó “não se deve atirar pedras se tems telhados de vidro!”
Mas enfim, o que importa é que haja um novo rumo para o futebol português, e parece-me que o senhor vai desempenhar com mestria essa função.
Acho que lhe ficou muito bem revelar o seu sportinguismo, mas o que é que isso tem a ver com uma boa prestação à frente do cargo que assumiu? Acho que nada, pois não acredito que haja alguém que não tenha simpatias por este ou aquele clube.
Um abraço e boa sorte, paa bem do futebol português
21. Agostinho Duarte | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:26
Saudações amigas
O futebol continua a movimentar paixões, mas a sua credibilidade anda pelas ruas da amargura.
Sou portista assumido e, a avaliar pelas crónicas dos mais avalizados comentadores, a culpa é só do FC Porto e do seu presidente Pinto da Costa. Esquecem-se dos êxitos internacionais.
Como dizem os nossos irmãos do Brasil “Cadê os outros?”. é que, como diria a minha avó “não se deve atirar pedras se temos telhados de vidro!”
Mas enfim, o que importa é que haja um novo rumo para o futebol português, e parece-me que o senhor vai desempenhar com mestria essa função.
Acho que lhe ficou muito bem revelar o seu sportinguismo, mas o que é que isso tem a ver com uma boa prestação à frente do cargo que assumiu? Acho que nada, pois não acredito que haja alguém que não tenha simpatias por este ou aquele clube.
Um abraço e boa sorte, para bem do futebol português
22. Tiago Pinto | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:30
Boa Tarde:
Decidi escrever este comentário por duas ordens de razões: primeiro porque este me pareceu um site limpo e onde se pode discutir futebol sem ser atropelado por malcriados e antidesportistas e em segundo porque o discurso do Dr. Herminio Loureiro lhe coloca uma resopnsabilidade enorme. Quero, acima de tudo, desejar-lhe felicidades para o mandato porque o futebol precisa de uma reviravolta, li ideias muito boas e que espero que as concretize. Coisas simples como o torneio de abertura no Algarve, o papel pró-activo na captação de novos públicos, a essencial revisão dos preços dos bilhetes, o encontro entre árbitros, técnicos e capitães, parecem-me ideias fantásticas e que peço para que tudo faça para as levar por diante.
Como sabe o futebol necessita de uma “limpeza”, todos os portugueses sabem, á boca pequena, a corrupção finaceira e na arbitragem dentro do futebol português e isso está a matar-nos, por favor salve o futebol!
Também é essencial a limitação de mandatos, algo que também devia ser nos clubes sob pena de continuarmos a ter presidentes que se tornam presidentes dos clubes, dos árbitros, do sistema patrocinador, da liga, enfim, do futebol. Na minha humilde opinião o Major e o Pinto da Costa não mercem o meu respeito e todos n´so conhecemos as trapaças deles, quanto si Dr. Herminio, força e espero nunca lamentar este meu pequeno apoio.
23. António Carlos | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:30
Gostei do discurso, mas os discursos não resolvem os problemas é facil dizer que se faz isto e aquilo o dificil é fazer,eu não compreendo como é que o Major depois das escutas publicadas tem a “lata” de continuar com um cargo desportivo e o mais grave é ninguem dizer nada sobre o assunto(todos sabemos porquê),realmente o Sr.Major tem muito poder. Dr.Herminio o Sr.tem um grande problema para resolver é que todos acham que quem vai continuar a mandar na liga é o Major e não será!!!!
24. Carlos Belo | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:39
Boa tarde,
Desejo-lhe o maior sucesso e espero sinceramente que consiga trazer a verdade desportiva ao de cima eacima de tudo acabar com as suspeitas que existem no futebol português. O Sr. Herminio Loureiro tem tudo para poder executar uma revolução no futebol português e acabar com a falsidade que tem sido o futebol em Portugal!! Muito se tem falado, ouvido e escrito nos jornais, acho que compete agora ao novo presidente da liga, levar até ás ultimas consequências e verificar a veracidade destas afirmações e acima de tudo levar perante a justiça, civíl ou não cívil, todos os culpados por tantos anos de falsidade no futebol português!!! Outro desafio o espera, que é a arbitragem, que na mãos do Sr. Luis Guilherme teve um retrocesso de quase 20 anos, que se pode verificar em todos os jogos da liga, taça de portugal e que a própria FIFA e UEFA criticam, mesmo estando calados, ao não convocar nenhum árbitro português para o mundial e europeu!! Cabe também ao presidente da liga, criar um novo conselho de disciplina imparcial aos clubismos e acima de tudo que seja leal e apenas defenda o espectáculo que é o futebol. Posto isto se o Sr. Herminio Loureiro tiver sucesso durante estes 4 anos de mandato em todos os pontos que aqui mencionei, terá sido um mandato de sucesso e muito bom para o futebol, porque vai devolver publico aos estádios vazios.
Boa Sorte.
25. Jorge Melo | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:50
Ninguém se tornou ilustre por fazer o que lhe apetecia. Os homens insignificantes fazem o que querem - tornam-se nuns Zés-Ninguém. Os grandes submetem-se às leis que regem o sector em que são grandes.
Porque conheço, tenho a certeza que Hermínio Loureiro vai ser um grande homem, um homem que vai marcar o futebol português.
Felicidades.
26. josé torres | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:52
Em primeiro lugar, desculpe a frontalidade, mas sou assim, sempre fui assim e serei sempre assim!
Em miúdo ouvi um ditado, que nunca mais esqueci.
Foi dito pelo coronel Melo Vieira, em Castelo Branco e teria eu uns sete anos. “BEM VESTIDO E BEM FALANTE, MAS VIGARISTA !” Dava-lhe a entoação necessária ao chiste ou facécia. Já lá vão mais de 50 anos.
Hoje que li o discurso, lembrei-me dele. Aliás, sempre que há eleições, sejam legislativas, europeias, para qualquer organismo, etc., recordo-o.
Li desda a primeira à última linha o seu discurso. Espero esquecer o ditado.
GOSTEI DO QUE LI !
Abrem-se expectativas para um futebol mais escorreito e linear, acabando-se com as “tactibilidades” evasivas do subterfúgio. Isto pela táctica que expressou.
Não posso é deixar de expressar aqui, o meu temor, pela inclusão dum elemento, que quanto a mim foi o causador princípal desta anarquia do futebol.
Refiro-me ao snr. Valentim Loureiro, que é como o eucalipto,
Não é necessário ir à Liga, ou à Câmara de Gondomar, nem aos outros locais onde tem “afazeres”, basta vê-lo na televisão, não deixa ninguém falar. É um açambarcador “do” “tempo”. Não digo mais. Desejo que consiga cumprir o prometido, sinal de que teremos mais e melhor futebol !
FELICIDADES sinceras dum adepto do Belenenses !
27. Joaquim Oliveira | 03 de Outubro de 2006 pelas 17:57
Um discurso vale o que vale.
As intenções são o que são.
Desafio o caríssimo novel presidente da LPFP a fazer uma limpeza na mesma.
É fundamental.
Sabemos, contudo, que não depende apenas de si. Mas também. E muito.
28. Mário Temóteo | 03 de Outubro de 2006 pelas 18:04
A Hora de realmente regenerar o futebol português: SUGESTÕES.
Já que o seu discurso aponta no sentida da mudança e da credibilização aqui vai a minha pequena contribuição para que o futebol português possam realmente ter a força que todos nós, amantes deste desporto, pretendemos, assi:
1 - Profissionalização dos árbitros
2 - Quem avalia os árbitros tem de ser um comissão independente dos seus orgãos de cúpula
3 - Publicação, jornada a jornada, das respectivas avaliações
4 - Possiblidade de os árbitros serem castigados (com jogos de suspensão e monetariamente), tal como os jogadores, por maus desempenhos.
5 - Redução do nº de clubes da 1ª liga e 2ª de honra para 12 clubes a quatro voltas divididas em 2 fases, passando a explicar : 1ª fase - 12 clubes, todos contra todas a 2 voltas; 2ª fase - num 1º grupo os 6 primeiros da 1ª fase lutando pelo título e europa com a atribuição de metade dos pontos trazidos da primeira fase (ex: 36 pts - passariam a 18 pts na segunda fase, em caso da pontuação ímpar seria dividida por dois aplicando-se o valor abaixo mas funcionando esses pontos da 1ª fase como factor de desempate entre equipas com o mesmo nº de pontos - ex: 37 pts - passariam a 18 pts, mas com factor mais no desempate com outra equipa) num sistema de todos contra todos (os 6); num 2º grupo (com o mesmo sistema de pontuação) lutaria-se pela manutenção. Desceriam as 2 últimas equipas do 2º grupo enqanto a antepenúltima classificada dsiputaria a 2 mãos a manutenção com a 3ª classificada do 1º grupo da divisão de honra. Divisão de honra: a mesma esquematização, apenas com a nuance que desceriam os 3 últimos classificados directamente para a 2ª B que teria 3 séries de 12 disputadas no sistema, e onde subiria apenas o 1º de cada uma das séries; quanto aos 2 primeiros do 1º grupo subiam, como é óbvio, para a divisão principal enquanto o 3º classificado disputaria, como disse atrás, o lugar de acesso à divisão superior com o antepenúltimo do 2º grupo da 1ª divisão.
Resultado disto tudo (e qualquer estudo credível o comprovaria) seria: MAIS TRASPARÊNCIA; MAIOR EQUÍLIBRIO; MAIS EMOÇÃO; MAIS RECEITAS PARA OS CLUBES, MAIOR Nº DE DERBYS, MAIORES ASSISTÊNCIAS.
Reconheço que isto iria mexer com os interesses instalados, mas pergunto: não é isto que o futebol portuguê precisa. Se se der ao trabalho de responder, estarei à sua disposição …
29. Pedro Domingues | 03 de Outubro de 2006 pelas 18:09
Sim senhor, gostei do discurso, espero sinceramente que sejam colocadas em pratica todas as medidas anunciadas e para bem do futebol Portugues deixem de existir os casos que tem acontecido ultimamente.
Sobre a Taça da Liga, há muito tempo que defendo a existencia dessa competição, gostaria era de saber quais os moldes, se será como em França, que é disputada pelos clubes da 1ª e 2ª divisão e que a mesma tem um patrocinador que dá o nome a competição e que figura em todos os equipamentos como sponsor das equipas e o vencedor tem direito a uma vaga na Taça Uefa ou se é como em Inglaterra em que é disputada tal como a Taça de Inglaterra e o vencedor tem acesso também a Taça Uefa
Por ultimo, mas não menos importante, quero desejar as maiores e melhores felicidades para estes 4 anos de tremenda “guerrilha”.
30. andre_vedder | 03 de Outubro de 2006 pelas 18:31
è só para informar o pessoal que gosta de futebol para visitar o meu site que vos vai ajudar ao longo dos dias obrigado.
***.futebolnatv.blogspot.com
31. El_Gato | 03 de Outubro de 2006 pelas 18:50
Peguem a sério no apito dourado e desportivamente julguem os clubes e judicialmente as pessoas envolvidas…
Para um futebol sério e sem casos, pois hoje em dia ninguém acredita no futebol português e sinceramente ver Herminio Loureiro só espero que não seja só para colocar um homem laranja num lugar de poder/influência.
32. The Revolution | 03 de Outubro de 2006 pelas 19:20
Queria desejar boa sorte ao senhor Herminio Loureiro para presidir a Liga e que faça o melhor possível pelo futebol português.
Abraços e visitem - www.primeiraliga.blog.com
33. Marco Pereira | 03 de Outubro de 2006 pelas 20:00
Parabéns Sr. Erminio Loureiro!
Espero que consiga fazer mudar a Liga e acima de tudo ajudar os árbitros de Futebol, porque fácil é estar sentado no sofá a lareira e a criticar os outros difícil é estar lá dentro!
34. Pedro Miguel Silva | 03 de Outubro de 2006 pelas 20:06
Boa tarde! Ouvi com atençao o seu discurso na tomada de posse, e concordo com o que disse na generalidade. No entanto há uma, ou melhor, duas questoes nao abordadas que têm mesmo que ser revistas por si, ou por quem de direito.
O PREÇO do BILHETES é algo ridiculo em Portugal, por exemplo, para ver o FCPorto em Braga eram necessarios 20 euros!! Para Ver o SCP-FCP em Alvalade terei de pagar 55 euros!! Exagerado nao? Outra questao prende-se com a hora e dias de jogos…joga-se em portugal de sexta a terça! Tem nexo? E o futebol à tarde? Que saudades! Se noutros paises se joga so ao fim de semana, cá nao se passa o mesmo. O argumento das transmissoes, já nao devia servir, pois agora a SPORTV ate tem dois canais, pode dar jogos à mesma hora. Enfim, mas devem gostar de ver os jogos da BWIN liga com 700 pessoas nos estádios ou menos como ja aconteceu…
Obrigado
35. Manuel Silva | 03 de Outubro de 2006 pelas 20:08
Gostei do seu discurso, já que falou do “Caso Mateus” e bem porque tambem concordo que a culpa não é do GIL, mas sim dos INCOMPTENTES que aceitaram a inscrição e aceitaram que o jogador jogasse, porque senão estava bem inscrito, e não adiantava o tribunal ter autorizado o jogador a jogar novemnte, SO TINHAM QUE DIZER AO GIL, QUE A INSCRIÇÃO NÃO ERA ACEITE, E PONTO FINAL…
Agora que o GIL está da II Liga, pelo menos que lhe seja atribuida uma INDMNIZAÇÃO por Prejuizo jogar nesta Liga.
Boa Sorte
36. Paulo Ferreira | 03 de Outubro de 2006 pelas 21:41
Desejo-lhe desde já o maior sucesso.
Para ir directo ao assunto 2 pontos:
1. Por favor aproveite a ideia da Taça da Liga, não só para aplicar as novas tecnologias ao serviço do futebol, como tirar vantagens financeiras para as empresas portuguesas, que inovando neste domínio, possam exportar estas tecnologias europa fora, parece-me um grande oportunidade.
2. Revisão do preço dos bilhetes. Queremos preços relativamente iguais aos do resto da europa, não apenas diminuições absolutas. A conta é simples, não percebo como ninguem a faz.
Muito obrigado pelo seu tempo e boa sorte.
37. Rui Leal | 04 de Outubro de 2006 pelas 01:33
Mas que revolução neste blog! Este será o 35º comentário, vi que apenas ontem o blog teve 1764 visitas! Isto de ser presidente da Liga de Clubes de Futebol tem de facto muita força, mas acrescentaria também muita responsabilidade. Todavia, acredito porque conheço o passado de Hermínio Loureiro que vai superar os diversos obstaculos que irão aparecer. Sendo que a tarefa não será naturalmente fácil e sem ser prefeito mas justo concerteza. Boa sorte e um grande abraço
38. Indy | 04 de Outubro de 2006 pelas 10:20
Caro Doutor,
Peço desculpa por assinar com pseudónimo, mas o meu “day job” assim o exige. Sou editor do blogue de maior audiência em Portugal, vocacionado para a defesa da causa do Adepto, e se tivesse um minuto disponível pedia-lhe que lesse o texto de uma das nossas secções:
http://adeptos.blogspot.com/2006/10/adeptometro-b5-os-nmeros-de-quem-no.html
São apenas algumas ideias a somar a muitas outras que já lhe devem ter feito chegar. É o contributo possível de quem está por fora no sentido de que o nosso futebol avance de forma corajosa e não continue a cometer erros sem nexo ou sustentação factual.
Boa sorte nas suas novas funções.
39. Manuel Ribeirinho | 04 de Outubro de 2006 pelas 10:22
Dr. Herminio Loureiro, parabéns pelo seu discurso. Sabendo que o exito desta direcção da Liga,não depende apenas de si, desejo-lhe um mandato cheio de sucesso.
Boa Sorte!
40. João lopes | 04 de Outubro de 2006 pelas 11:54
Eu tenho algo em comum consigo..digo o que penso,quem gosta ,gosta…quem não gosta!!!nem jesus cristo agradou a todos …quero-lhe dizer que espero que faça o que disse…porque o pior de existir vergonhas no futebol portugues …é o facto de pessoa com poderes falarem muito …e nada fazem ….é muito bonito dizer vou fazer isto,aquilo,mas depois são todos iguais…espero que voce seija diferente…porque se existem vergonhas,e todos sabem que ah…é perciso responsabilizar essas pessoas…precisamos de pessoas rectas…ESTE COMENTARIO É MESMO PARA VOCE LER!!!!SR HERMINIO FAÇA AQUILO QUE PROMETEU…ESCREVA O SEU NOME NA HISTORIA DO FUTEBOL …MAS PELO POSITIVO.
41. Jojo Brado | 04 de Outubro de 2006 pelas 12:16
Gostei do discurso e espero e desejo que as intenções enunciadas sejam cumpridas, tendo em atenção que a realização de algumas não depende apenas da vontade própria. Penso que é urgente dignificar o futebol e criar condições para que a suspeição se atenue (nunca acabará pois o clubismo exacerbado não o permite). Nas minhas idas ao futebol, em vez de acompanhar as jogadas, dou por mim a analisar com desconfiança tudo o que se passa no relvado, talvez também porque raras vezes se pratica futebol de bom nível.
As maiores felicidades
42. valentim | 04 de Outubro de 2006 pelas 15:59
Gostaria de saber quem fez a lista da nova direcção da liga. Nos clubes (acho eu!!), o candidato a presidência da direcção escolhe a equipa dele. E se foi você a escolher a sua. O que faz o major nela? Se não foi, quem foi!!!
43. eugenio queiros | 04 de Outubro de 2006 pelas 18:58
Citizen Kane - o império do meio tremeu
44. Serafim Leitao | 04 de Outubro de 2006 pelas 19:25
Não gostei do discurso de tomada de posse, porque, contrariamente ao que pareceu, foi um discurso ambíguo no tocante à condenação do processo “apito dourado” que foi mais aparente que real, na medida em que não sabemos se a vergonha a que se refere é ao sistema judicial ou à justiça desportiva que deveria ter sido exercida pela Comissão Disciplinar há muito tempo. Por outro lado, colocar no mesmo pé o processo “apito dourado” e “caso Mateus” é mistificar o problema, porque o pântano criado pelo processo “apito dourado” é muito mais abrangente e afecta todo o futebol(resultados, árbitros, dirigentes) em que a Liga deveria, em nome da transparência e à luz dos regulamentos, actuar e nada aconteceu. Acresce ainda que ser eleito numa lista em que o Presidente da Assembleia Geral é o anterior e polémico presidente deixa a sensação que renovação é algo dificilmente realizável, porque parece que foi o Major quem convenceu os presidentes que Hermínio seria o homem indicado, o que deixa o actual inquilino sem espaço de manobra. Aliás basta ver a equipa e constatar que é da confiança de Valentim, muito mais que que de Hermínio. Curioso também notar que os Presidentes dos 2 maiores clubes portugueses não estiveram presentes, e também notar que Valentim Loureiro teve mais votos que Hermínio. Aguardemos pois 20 a 30 dias para ver o que acontece ao nível da Comissão disciplinar no tocante ao processo “apito dourado”. Se nada acontecer disciplinarmente, face ao que é conhecido de escutas telefónicas, a árbitros, dirigentes de clubes e ao presidente da assembleia geral, o campeonato será uma verdadeira farsa camuflada aqui e ali, mas, indiscutilvelmente sem verdade desportiva. Com os melhores cumprimentos, Sleitão
45. Joao Aguiar | 04 de Outubro de 2006 pelas 21:47
Sinceramente nao espero grande coisa do sr. Herminio como Presidente da Liga, uma coisa é os discursos, à boa maneira dos politiqueiros, outra sao as acçoes. Como vai conviver com o Major Loureiro, pessoa que após as escutas vindas a público, e para quem tem o minimo de bom senso, perdeu toda a credibilidade? Muitos suspeitam que o sr. nao vai mandar nada, que será um dirigente inócuo e subserviente em relaçao ao arguido Major. Se vai ser assim, continuará o estado lastimoso do dirigismo português. Enquanto o célebre processo Apito Dourado nao estiver completamente resolvido com puniçoes exemplares e o afastamento de quem durante anos se serviu do futebol para troca de influencias vergonhosas, veiculo de promoçao pessoal e demais malfeitorias, pode acreditar que a maioria dos portugueses nao acreditam no futebol que temos.
46. M. A. Jesus Silva | 04 de Outubro de 2006 pelas 23:28
“Sou do Sporting, e daí ?!…”
Também sou, sr. Presidente. E senti um orgulho enorme, perante a sua afirmação. É que “ser do Sporting” e afirmá-lo assim, com frontalidade, sem pestanejar, significa que, contrariamente ao que TODOS fizeram antes, o senhor, no final do discurso, DESPIU a camisola do nosso glorioso clube !!! Eu acredito que sim, sr. Presidente, e vou desejar em cada dia do seu mandato, que consiga “fazer tudo o que disse” !!!…
Há muitos anos, nos EU, o basquetebol era uma coisa sensaborona, que os “pretos” jogavam nas ruas… Depois, pessoas como o senhor, fizeram aquilo porque hoje todos os americanos apregoam ao mundo: “I love this game” ! Faça o mesmo neste pobre Portugal pelo “nosso” futebol, para que todos os portugueses possam amanhã dizer, com as mesmas ou com outras palavras: SÓ EU SEI PORQUE NÃO FICO EM CASA !!!…
Bem haja.
47. Júlio Campos | 05 de Outubro de 2006 pelas 00:01
Sr. Dr. Hermínio Loureiro,
Ao ler, com a maior atenção, o seu discurso de posse de Presidente da LPF não consegui nele encontrar resposta a situações herdadas da anterior direcção e que passo a referir:
- Das escutas realizadas pela PJ e que constam do processo “Apito dourado” não se espera poder vir a ser deduzida acusação pelo Ministério Público e conseqüentemente não advir qualquer responsabilidade jurídica dos seus intervenientes. No entanto, sob a perspectiva ético-desportiva, face ao teor altamente comprometedor das escutas, não faltam motivos para punir desportivamente dirigentes, árbitros e outros agentes desportivos nelas envolvidos. A pergunta é porque é que a CD da Liga não desencadeou o competente processo de averiguações e/ou disciplinar para, tal como em Itália, punir exemplarmente quem, pelos seus desonestos actos, deturpou a verdade desportiva do nosso futebol? Teria sido por falta de coragem (por receio do então Presidente da Liga), por conivência (o então Presidente da Liga foi um dos alvos das escutas e o seu teor não deixa dúvidas quanto ao seu envolvimento e responsabilidade), ou por incompetência? Quererá o sr. Dr. Hermínio Loureiro repetir os mesmos erros ou, parafraseando um jovem e bem sucedido treinador de futebol, assobiar para o ar e esquecer, como se nada tivesse acontecido, tudo o que se passou? É bem grande a sua responsabilidade neste caso. Só peço a Deus que lhe dê a força, coragem e determinação necessárias a um completo esclarecimento de tudo quanto se passou. A outra pergunta é se é sua intenção solicitar à actual CD da Liga as diligências necessárias a um completo esclarecimento da verdade? Restar-me-á a curiosidade de saber com descalçará a “bota” da potencial responsabilização desportiva de elementos altamente comprometidos e que consigo coabitam e o apoiam!
48. PPP | 05 de Outubro de 2006 pelas 03:02
Ainda não tinha falado da recente eleição e, fresca tomada de posse de Hermínio Loureiro para a Comissão Executiva da Liga, numa lista que congrega também um familiar seu, bastante conhecido aliás, para a Mesa da Assembleia Geral. Como todos sabem , penso eu, falo do Major Valentim Loureiro, homem envolvido num rodopio de suspeitas, boatos, acusações, escutas, por aí fora… O que é certo é que, tão acusada e, consequentemente vitimizada figura, continua incólume judicialmente!!!
Agora gostaria de me centrar no que decorre, no meu entender, da sua candidatura e posterior eleição como presidente da Comissão Executiva da Liga Profissional de Clubes, acrescendo o facto de ser deputado na Assembleia da República:
1- Depreendemos pela sua atitude e opção, uma inexplicável falta de respeito e dignidade pelo exercício do cargo de deputado. Cargo este que lhe deveria merecer as maiores honras e dedicação, por ser aí, o espaço por excelência, onde se pode debater questões relevantes para o país e solucionar problemas do quotidiano de Portugal. Foi pela sua atitude que, mais uma vez, se desacreditou o exercício da activade política em Portugal;
2 - A sua eleição para o supracitado cargo na Liga Profissional de Clubes e a não suspensão (até à data), do cargo de deputado, colocará o dr. Hermínio Loureiro numa situação, no minímo, perniciosa. Como reagirá ele, enquanto moeda de 2 faces, a interesses não coincidentes na AR quanto a futebol e a problemáticas a si inerentes?
3 - Passsado doravante uma esponja pelos 2 pontos denunciados, pergunto: como é possível a Hermínio Loureiro convidar para a sua lista figuras sobejamente conhecidas e associadas ao caso Apito Dourado? Não deveria a sua lista ser um exemplo de renovação da imagem de um futebol português demasiado conspurcado por casos menos próprios e de uma isenção clara e inequívoca sobre a reputação, seriedade e rigor dos seus membros?
Assim sendo, termino citando uma frase de Gilberto Madail publicada no “DN” de 10 de Agosto de 2006: «Hermínio Loureiro pode colocar-se numa situação difícil».
in Frescos Campos
http://frescoscampos.blogspot.com
49. Luis | 30 de Janeiro de 2007 pelas 20:41
Boa sorte para esta caminhada que não será fácil mas esperemos que possa dar mais um contributo para a nelhoria do nosso futebol.
Ao seu dispor: www.primeiraliga.com
Deixe o seu comentário
Código HTML permitido:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>